sábado, 2 de janeiro de 2010

Astecas



Até o século XIII, na porção noroeste do México, observamos apresença de uma pequena tribo seminômade na região Aztlan. Por razõeshistóricas não muito bem esclarecidas, essa população decidiu sedeslocar para a direção sul, até alcançar o território do lago Texcoco,no vale do México. Após derrotar algumas populações que dominavam aregião, este povo foi responsável pela criação da civilização asteca.

Ao longo de dois séculos de dominação, os astecas formaram umimponente império contendo mais de quinhentas cidades e abrigando maisde quinze milhões de habitantes. Nesse processo de deslocamento, tambémé importante falar sobre o estabelecimento da agricultura comoatividade econômica fundamental. Graças à agricultura, os astecastornaram-se uma numerosa civilização.

Primeiramente, as técnicas de plantio rudimentares se aliavam a umalatente indisponibilidade de terras propícias ao plantio. Contudo, esseobstáculo foi superado através da dominação do sistema de chinampas. Nachinampa, temos uma esteira posta sobre a superfície das regiõesalagadiças. Na parte superior dessas esteiras, a fértil lama do fundodesses terrenos alagados era aproveitada para a plantação.

A dieta dos astecas era basicamente dominada pelo consumo de pratosfeitos a partir do milho. Além disso, consumiam um líquido extraído docacau, conhecido como xocoalt, uma espécie de ancestral do popularchocolate. Tabaco, algodão, abóbora, feijão, tomate e pimenta tambémintegravam a rica mesa dos astecas. Curiosamente, o consumo de algumascarnes era reservado a membros das classes privilegiadas.

Portadores de uma forte cultura voltada ao conflito, os astecastinham sua sociedade controlada por uma elite militar. O rei era olíder maior de todos os exércitos e exercia as principais funçõespolíticas ao lado de outro líder destinado a criação de leis, adistribuição dos alimentos e a execução de obras públicas. Logo apósessa elite política, tínhamos os militares e sacerdotes limitados àelite da sociedade asteca.

Logo em seguida, tínhamos a presença de comerciantes e artesãos quedefiniam a classe intermediária. O comércio tinha grande importância nacivilização asteca, a troca comercial geralmente envolvia gênerosagrícolas, artesanato, tecidos, papel, borracha, metais e peles. Emalgumas situações, os comerciantes atuavam como espiões e, por isso,recebiam a isenção de impostos.

Os camponeses ocupavam a mais baixa posição da hierarquia socialasteca. Também devemos assinalar a existência de uma pequena populaçãode escravos, obtidos por meio dos conflitos militares. A única via deascensão acontecia por meio de algum ato de bravura executado emguerra. O soldado era prestigiado com a doação de terras, joias eroupas.

A cultura e o saber dos astecas tiveram expressão nos maisdiversificados campos. Assim como os maias, estabeleceram a criação deum calendário que organizava a contagem do tempo e também cunharam umsistema de escrita. Em suma, a escrita deste povo era dotada de umsistema pictórico que combinava o uso de objetos e figuras e outrohieroglífico, sistematizado por símbolos e sons.

A medicina asteca não reconhecia limites e distinções para com aspráticas religiosas. Curandeiros e sacerdotes integravam uma ricacultura religiosa cercada por vários dos deuses formadores de umacomplexa mitologia fornecedora de sentido a vários eventos e dados dacultura asteca. Em algumas festividades, o sacrifício e o derramamentode sangue humano integravam os rituais astecas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário