sábado, 2 de janeiro de 2010

Tebas



A cidade que os gregos chamaram Tebas,denomina-se Uaset no Egito ou, simplesmente, "acidade". Sua fortuna deve-se em boa parte à historia: os reis do MédioImpério, são oriundos de lá. Isto explica o impulso da cidade e do Templo dosdeus Amon ( Carnac). A teologia de Heliópolis inspirou a de Tebas, que tementre seus nomes o de "Heliópolis do sul". Capital da 4ª provínciado Alto Egito e da metade sul do país, Tebas às vezes é chamada "acidade do sul" ou "a cidade".

Tebas é cortada em duas pelo Nilo tantoadministrativamente como fisicamente. À margem direita, a leste, uma cidade daqual não conhecemos grande coisa, construída ao longo de uma auto-estradaritual. À margem esquerda, a oeste, ao pé da falésia onde um cume em forma depirâmide, é bastante venerado, estão templos "de milhões de anos",necrópoles mais ou menos luxuosas.

Entre os pequenos vales da montanha tebana,o Vale das Rainhas apresenta numerosas vantagens, como o fato de possuir o únicoacesso transitável por pesados comboios e de ser dominado por montanhas detodos os lados, logo, fácil de ser vigiado do alto por uma equipe reduzida.Finalmente, o ponto mais elevado, em sua extremidade sul, tem a forma de uma pirâmide.Por todas estas razões, Tutmés I decide que lá será fundada a necrópolereal que servirá às 18ª, 19ª e 20ª dinastias. No entanto, o local foipilhado em tempos de crise econômica: o ouro dos faraós, desde a Antigüidade,era muito tentador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário